Segundo Tempo
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PPC-plano pedagógico do convênio

Seg maio 10, 2010 8:40 am por Admin

http://www.paranaesporte.pr.gov.br/arquivos/File/israel_segundotempo/PPC.pdf

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Materiais esportivos.

Qua Nov 18, 2009 9:43 am por Admin

Este espaço será utilizado para duvidas e esclarecimentos, referentes a ultilização do Forum
scratch
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https://segundotempo.directorioforuns.com/Envio-de-formulario-h1.htm

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BASE TEÓRICA - PPC PROJ PEDAGÓGICO CONVÊNIO

Ter Abr 13, 2010 11:46 am por zuleica koritiak

BASE TEÓRICA
A nova realidade social contemporânea se caracteriza por desenvolvimento e transformações que vem acontecendo em diferentes campos como no tecnológico, na produção econômica, na cultura, na sociabilidade, na política e no cotidiano. Isto está registrado no mundo do trabalho, nas organizações do processo produtivo, no padrão de sociabilidade e nas relações sociais, que …

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Mensagem  zuleica koritiak Ter Abr 13, 2010 11:46 am

BASE TEÓRICA
A nova realidade social contemporânea se caracteriza por desenvolvimento e transformações que vem acontecendo em diferentes campos como no tecnológico, na produção econômica, na cultura, na sociabilidade, na política e no cotidiano. Isto está registrado no mundo do trabalho, nas organizações do processo produtivo, no padrão de sociabilidade e nas relações sociais, que atingem as práticas da vida cotidiana.
No meio dessas transformações, o corpo assumiu um papel de grande destaque, através de sua exploração pela mídia. Partindo desta constatação a valorização dos esportes através das suas várias manifestações, ou seja, de rendimento, de reabilitação, de lazer, de espetáculo e escolar. Mas diante dos inúmeros desafios, como a diversidade cultural das crianças, as escolinhas de esporte e as manifestações esportivas, as demandas e vocações locais e regionais, como tratar o esporte no Projeto Segundo Tempo?
Diante desses desafios e considerando que Projeto Segundo Tempo, acontece nas escolas públicas estaduais, adotamos como principio norteador as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (DCE, 2008, p.56) – Educação Física,
por interrogar a hegemonia que entende esta disciplina tão-somente como treinamento do corpo, sem nenhuma reflexão sobre o fazer corporal. Dentro de um projeto mais amplo de educação do Estado do Paraná, entende-se a escola como um espaço que, dentre outras funções, deve garantir o acesso aos alunos ao conhecimento produzido historicamente pela humanidade. Nesse sentido, partindo de seu objeto de estudo e de ensino, Cultura Corporal, a Educação Física se insere neste projeto ao garantir o acesso ao conhecimento e à reflexão crítica das inúmeras manifestações ou práticas corporais historicamente produzidas pela humanidade, na busca de contribuir com um ideal mais amplo de formação de um ser humano crítico e reflexivo, reconhecendo-se como sujeito, que é produto, mas também agente histórico, político, social e cultural.
Nesta perspectiva a base teórica que fundamenta as atividades desenvolvidas nos Núcleos do projeto Segundo Tempo, é a proposta das DCE, que tem como principio romper com a maneira tradicional de como os conteúdos são tratados na Educação Física, integrando e interligando esses conteúdos com os Elementos Articuladores de forma reflexiva e contextualizada.
Os conteúdos Estruturantes, foram definidos “como conhecimentos de grande amplitude, conceitos ou práticas que identificam e organizam os campos de estudos de uma disciplina escolar, considerados fundamentais para compreender seu objeto de estudo/ensino. Esses conteúdos constituem-se historicamente e são legitimados nas relações sociais” (DCE, 2008, p. ) e são eles.
a) Conteúdo Estruturante: “Entende-se por conteúdos estruturantes os conhecimentos de grande amplitude, conceitos, teorias ou práticas, que identificam e organizam os campos de estudos de uma disciplina escolar, considerados fundamentais para a compreensão de seu objeto de estudo/ensino”(DCE, 2008). Os Conteúdos Estruturantes propostos para a Educação Física na Educação Básica do Paraná são os seguintes: Esporte, Jogos e brincadeiras, Ginástica, Lutas e Dança. No PST utilizaremos principalmente o esporte, como conteúdo estruturante das nossas ações.
b) Conteúdo Básico: “Entende-se por conteúdos básicos, os conhecimentos fundamentais para cada série da etapa final do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, considerados imprescindíveis para a formação conceitual dos estudantes nas diversas disciplinas da Educação Básica.” (DCE, 2008). Em relação ao esporte, os conteúdos básicos apontados nas DCE como ponto de partida são: coletivos e individuais.
c) Conteúdo Específico: As DCE apresentam o conteúdo específico como um desdobramento dos conteúdos estrurante e básico; ou seja, considerando o “esporte” como conteúdo estruturante e a distribuição dos conteúdos básicos em “coletivos e individuais”, os conteúdos específicos seriam as modalidades esportivas.
Esses conteúdos, articulados entre si e fundamentados nas respectivas orientações teórico-metodológicas, farão parte da proposta pedagógica curricular das escolas. A partir da proposta pedagógica curricular, o professor elaborará seu plano de trabalho docente, documento de autoria, vinculado à realidade e às necessidades de suas diferentes turmas e escolas de atuação. (DCE, 2008)
Já os elementos articuladores alargam a compreensão das práticas corporais, indicam múltiplas possibilidades de intervenção pedagógica em situações que surgem no cotidiano escolar. São, ao mesmo tempo, fins e meios do processo de ensino/aprendizagem, pois devem transitar pelos Conteúdos Estruturantes e específicos de modo a articulá-los o tempo todo.
A proposta dos Elementos Articuladores permite ampliar o conhecimento da realidade através de temas referentes aos fenômenos sociais e culturais. A organização dos conteúdos através de temas garante uma melhor compreensão da realidade, desde que embasados no plano social, permitindo aos aluno, uma percepção crítica e uma intervenção na comunidade (DCE, 2008, p.53).
Os elementos não podem ser entendidos como conteúdos paralelos, nem tampouco trabalhados apenas teoricamente e/ou de maneira isolada. Como articuladores dos conteúdos, podem responder aos desafios anteriormente descritos.
Nas DCE e neste PPC, propõem-se os seguintes elementos articuladores:
a) Cultura Corporal e Corpo: O pressuposto deste elemento é a reflexão crítica sobre as diferentes visões constituídas ao longo da história da humanidade em relação ao corpo que favoreceram a dicotomia corpo-mente e sua repercussão, nas práticas corporais.
b) Cultura Corporal e Ludicidade: Esse elemento é relevante porque, ao vivenciar os aspectos lúdicos que emergem das e nas brincadeiras, o aluno tornam-se capazes de estabelecer conexões entre o imaginário e o real, e de refletir sobre os papéis assumidos nas relações em grupo. Reconhece e valoriza, também, as formas particulares que os brinquedos e as brincadeiras tomam em distintos contextos e diferentes momentos históricos, nas variadas comunidades e grupos sociais.
c) Cultura Corporal e Saúde: Esse elemento articulador permite entender a saúde como construção que supõe uma dimensão histórico-social. Portanto, é contrária à tendência dominante de conceber a saúde como simples volição (querer) individual. Na esteira dessa discussão, propõem-se alguns elementos a serem considerados como constitutivos da saúde: nutrição,aspectos anatomo-fisiológicos, lesões e primeiros socorros, doping e sexualidade.
d) Cultura Corporal e Mundo do Trabalho: O mundo do trabalho torna-se elemento articulador, na medida em que concentra as relações sociais de produção/assalariamento vigentes na sociedade, em geral, e na Educação Física, em específico, conseqüências da profissionalização e salários de atletas. Outra dimensão relacionada, diretamente, à reordenação do mundo do trabalho é o caráter de (in)utilidade que a Educação Física tem assumido no processo de formação de todo cidadão.
e) Cultura Corporal e Desportivização: Este elemento prioriza os debates sobre contradições presentes no processo de esportivização das práticas corporais, visto que no ensino de Educação Física é preciso compreender o processo pelo qual uma prática corporal é institucionalizada internacionalmente com regras próprias e uma estrutura competitiva e comercial.
f) Cultura Corporal – Técnica e Tática: Constituem e identificam o legado cultural das diferentes práticas corporais, por isso, não se trata de negar a importância do aprendizado das diferentes técnicas e elementos táticos. Trata-se, sim, de conceber que o conhecimento sobre estas práticas vai muito além dos elementos técnicos e táticos. Do contrário, corre-se o risco de reduzir ainda mais as possibilidades de superar as velhas concepções sobre o corpo, baseadas em objetivos focados no desenvolvimento de habilidades motoras e no treinamento físico, por meio das conhecidas progressões pedagógicas.
g) Cultura Corporal e Lazer: Promover experiências significativas no tempo e no espaço, de modo que o lazer se torne um dos elementos articuladores do trabalho pedagógico. Por meio dele, os alunos irão refletir e discutir as diferentes formas de lazer em distintos grupos sociais, em suas vidas, na vida das famílias, das comunidades culturais, e a maneira como cada um deseja e consegue ocupar seu tempo disponível.;
h) Cultura Corporal e Diversidade: Aqui, propõe-se uma abordagem que privilegie o reconhecimento e a ampliação da diversidade nas relações sociais. As atividades corporais podem revelar-se excelentes oportunidades de relacionamento, convívio e respeito entre as diferenças, de desenvolvimento de idéias e de valorização humana, para que o outro seja considerado.
i) Cultura Corporal e Mídia: Esse elemento articulador deve propiciar a discussão das práticas corporais transformadas em espetáculo e, como objeto de consumo, diariamente exibido nos meios de comunicação para promover e divulgar produtos. Para uma análise crítica dessa concepção das práticas corporais, diversos veículos de comunicação podem servir de referência, quais sejam: programas esportivos de rádio e televisão, artigos de jornais, revistas, filmes, documentários, entre outros.
Assim a proposta a ser desenvolvida apresenta uma linha metodológica específica do esporte que se baseia na construção educativa interdisciplinar, tendo o esporte como estruturador das ações desenvolvidas no dia a dia. E entendendo-o, numa perspectiva educacional e direcionada, fundamentalmente, ao incremento da qualidade de vida, à manutenção e à melhoria da saúde, bem como ao favorecimento do bem estar físico, social e psicológico dos adolescentes, com objetivo de democratizar o acesso à prática e à cultura esportiva como instrumento educacional, principalmente, ampliando o número de estudantes/beneficiados que praticam esporte, criando espaços inovadores de formação que valorizem o associativismo e a flexibilização curricular e promovendo o conhecimento do esporte com ênfase nos seus aspectos educacionais e culturais, privilegiando a solidariedade, o coletivo, autonomia, cooperação, confiança, descontração, perseverança e vontade de continuar participando nas atividades.
“A dimensão corporal é resultado de experiências objetivas, fruto de nossa interação social nos diferentes contextos em que se efetiva, sejam eles a família, a escola, o trabalho e o lazer”(DCE, 2008, p.75).

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